enxaqueca é um disturbio neurovascular comun
344 palavras
2 páginas
Tratamento de Enxaqueca: escolhas racionaisLenita Wannmacher
A enxaqueca é um distúrbio neurovascular comum, ela afeta um grande número da população, mas um número maior de mulheres jovens, ela afeta desde a criança até o idoso. Predomina em pessoas entre 40 e 45 anos. É caracterizada por episódios de cefaleia, e náuseas e vômitos .O que dá condicionalidade há enxaqueca são falta de alimentação e sono, ácool, fumo e estresse, menstruação e uso de contraceptivos orais.
Ela compreende três estado com áurea, sem área e o com áurea mas sem enxaqueca os quais podem ocorrer a qualquer momento. O que varia na enxaqueca é a intensidade por que o padrão contínua.
É uma neuroinflamação que acaba sensibilizando neurônios periféricos e assim fazendo com que haja uma hiperxcitabilidade do sistema nervoso central.
Há medidas não medicamentosas para a enxaqueca, como descansar em um quarto escuro e em silêncio. Para a profilaxia recomenda-se alimentação regular, exercícios físicos e não ingerir líquidos como o vinho que é tendencioso a causar dores de cabeça.
Para aliviar as crises os medicamentos podem ser ingeridos sozinhos ou em combinações, para um alívio da dor mais rápido. Normalmente são ingeridos via oral.
Em crises mais graves são tratadas em serviços clínicos ou de emergências, essas com medicação intravenosa, ou subcutânea.
Quando o paciente necessita de hospitalização se emprega di-hidroergotamina intravenosa, por três a quatro dias.
Na profilaxia, a eficácia dos medicamentos é avaliada por diminuição de duração e intensidade das crises e seu espaçamento num período de dois a três meses, lembrando que não se tem como eliminá-la por completo.
Betabloqueadores adrenérgicos são recomendados a pessoas que tem enxaqueca por estresse.
O controle das crises, é melhor controlado quando tratado precocemente, pois diminui a quantidade medicamentosa essa que se for muito grande pode causar o efeito rebote e deixar o estado enxaquecoso pior.