Dimens
DATA: 03/02/2015
DISCIPLINA: ESTRUTURA DE MADEIRA
PROFESSOR: JEFERSON. F. REGO
ALUNOS: VITOR BARBOSA T. NEVES E PEDRO TAVARES RIBEIRO
Sumário
1 INTRODUÇÃO 3
2 OBJETIVO 3
3 PONTES COM VIGAS DE MLC 3
4 CONCEPÇÃO DO PROJETO 3
5 DIMENSIONAMENTO 4
1 INTRODUÇÃO
Esse projeto, consiste num estudo de viabilidade para construção de uma Ponte, utilizando-se vigas de MLC – Madeira Laminada Colada. O trabalho a apresentará a metodologia aplicada ao cálculo, que seguiu como base a NBR 7188/2013 - Carga móvel rodoviária e de pedestres em pontes, viadutos, passarelas e outras estruturas, a NBR – 7190/1997 - Projeto de estruturas de madeira, recomendações do DNIT e o Manual de Projeto e Construção de Ponte de Madeira (Carlito Calil Junior, 2006)
2 OBJETIVO
Este trabalho consiste em projetar e calcular uma ponte, necessária para vencer um vão de 24m. A infraestrutura da ponte consistiu em estacas de concreto, tendo em vista sua eficiência abaixo do nível d’água. A mesoestrutura se apresenta em pilares, vigas e encontros de concreto, uma vez que esses são de fácil acesso no mercado de pré-fabricados. A superestrutura da ponto, foi concebida em madeira, e compreende o objeto de estudo deste trabalho.
3 PONTES COM VIGAS DE MLC
O sistema de ponte em vigas de MLC consiste de uma série de vigas de MLC (longarinas) sob tabuleiro formado por painéis transversais também de de MLC. Este sistema é o mais utilizado nos EUA principalmente devido a simplicidade construtiva e o baixo custo de construção e manutenção. No Brasil, em função do alto custo da MLC, ainda não há registro de pontes com esse sistema estrutural. As pontes em vigas de MLC são indicadas para vãos de 12 m à 20 m, com uma ou duas linhas de tráfego.
4 CONCEPÇÃO DO PROJETO
A ideia do projeto, foi dividir o vão em duas partes, de mesmo tamanho (12m). Para entender a concepção do projeto, precisamos conhecer os elementos que estão presentes na ponte, são