Relat rio de madeira
Centro de Tecnologias e Geociência – CTG
Departamento de Engenharia Civil
Disciplina: Estruturas de madeira
Projeto de Estruturas em Madeira
Alunos: Clarissa Dália Ivaldo Pedro de Macedo Junior Lucas Cordeiro Maxhanry Luisa Andrade Rodrigo Tapety Tiago de Morais Inocêncio
Recife, Maio de 2015.
Sumário
1. INTRODUÇÃO 3
2. GENERALIDADES 3
2.1 Características do galpão 3
3. MATERIAIS UTILIZADOS 3
4. PERFIS UTILIZADOS 3
5. AÇÕES 3
5.1 Cargas permanentes: 3
5.2 Cargas variáveis: 3
6. DIMENSIONAMENTO 3
7. CONFIGURAÇÃO FINAL 3
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho apresenta a memória de cálculo de dimensionamento da estrutura de madeira de um galpão com área de 360m². As peças que formam o galpão são perfis de madeira, sendo estes ligados entre si de modo a formar pórticos. Para garantir a estabilidade global da estrutura foram utilizados contraventamentos em algumas partes da estrutura.
O processo de dimensionamento está de acordo com a NBR7190 – Projeto de Estruturas de Madeira.
2. GENERALIDADES
Dados do Projeto:
COMPRIMENTO: 24m;
LARGURA: 15 m;
Pé Direito: 8,0 m.
2.1 CARACTERÍSTICAS DO GALPÃO
A estrutura do galpão é dividida em dois tipos: estrutura principal e estrutura secundária. A estrutura secundária é composta por terças e a estrutura principal é composta por banzos superiores e inferiores, diagonais, montantes e pilares.
Definição do modelo da treliça: Em virtude da usualidade e comercialidade, foi escolhido um modelo que atenderia na maioria das situações diversas condições impostas, tais como: estética, funcionalidade e de rápida e simples execução. O modelo selecionado foi o do tipo duas águas com tirante.
Figura 1: Modelo da treliça
Figura 2: Detalhes da treliça
3. MATERIAIS UTILIZADOS
Para a execução da obra, foi escolhida a madeira Maçaranduba (banzos superiores, inferiores, diagonais, montantes e pilares), com