Dimens es
Seminário de iniciação a pesquisa
Componentes: Carlos Eduardo, Regiane Ester e Vitoria
Antônia.
•
O que é dimensão?
Na física, as dimensões são parâmetros utilizados para descrever os fenômenos observados. Dimensão é a partir da onde se define e sistematiza as formas geométricas e a maneira como elas se distribuem no espaço.
Uma das correntes científicas que defendem as dez dimensões é a Teoria das
Supercordas, que afirma que as dez dimensões interagiriam entre si como as cordas de um violino. Mas tudo fica só na especulação: os próprios cientistas admitem que, com a tecnologia atual, ainda não é possível comprovar as dez dimensões.
• Tipos de dimensões
Primeira Dimensão: Antes da primeira dimensão, existe a dimensão zero, que é apenas um ponto. A conexão entre dois pontos forma a primeira dimensão, que é uma reta. Nosso conceito de largura vem dessa conexão entre os pontos.
Segunda Dimensão: O plano é a segunda dimensão. Para ser bidimensional, um objeto precisa de dois valores numéricos (correspondentes aos nossos conceitos de largura e comprimento) para ser situado, porque ele tem dois eixos.
Terceira Dimensão: A terceira dimensão é o espaço. Para um objeto, isso significa ganhar profundidade e se tornar tridimensional, ou seja, ser dono de três valores numéricos que o situem (largura, comprimento e profundidade).
Quarta Dimensão: A quarta dimensão é a duração ou o tempo. Ela é a linha que leva cada ser quadrimensional (como nós, seres humanos) do começo (eu bebê) ao final da existência (eu velho). Nós não percebemos essa dimensão, por isso não podemos voltar ou avançar no tempo para ver nossos "eus" passados e futuros.
Quinta Dimensão: Na quarta dimensão, a cada momento, uma série de variáveis define o que seremos no instante seguinte. A versão que fica (o eu "normal") é apenas uma entre infinitas que poderiam rolar (como o "eu viking", "eu pirata" e
"eu palhaço"). A quinta dimensão é o conjunto de todas essas