Diluição
1º MODULO/2010
I - INTRODUÇÃO:
Diluição de Solução
Quando comparamos as soluções de mesmo soluto usamos os termos:
Solução diluída: uma solução que contem pouco soluto em relação ao solvente.
Solução concentrada: uma solução que contem muito soluto em ralação ao solvente.
Habitualmente, os químicos consideram como diluídas as soluções com concentração iguais ou menores que 0,1 molares. Se a solução possuir concentração superior a 0,1 molares, será concentrada.
Solução diluída | solução concentrada
0,1 M
Concentração aumenta
Diluir uma solução significa diminuir a sua concentração.
Então:
Isto pode ser feito retirando-se soluto ou acrescentando-se solvente. E claro que o último processo geralmente é mais fácil.
Ex: para fazer uma limonada, você espreme o limão, que é muito acido (azedo). Ao adicionar água, ficamos com uma solução menos acida, ou seja, menor concentração, ou melhor, (mais diluídas) e adicionarmos água.
Perceba que houve acréscimo unicamente de água. Isto permite concluir que a massa de soluto e a mesma antes e depois da diluição. Vamos combinar que as quantidades antes da diluição apresentarão índice 1 e após a diluição, índice 2.
Observando a solução concentrada (esquerda) e direita e (diluída), temos á formulada concentração mostrada abaixo, onde a massa de soluto não sofre alteração com a diluição.
Ácido Clorídrico
Também conhecido por ácido hidroclorídrico ou ácido muriático. Comercializado na forma de solução aquosa (32 %), normalmente incolor. É um ácido forte, muito corrosivo e que liberta vapores irritantes. Requer cuidados especiais de manipulação, pois pode causar queimaduras quando em contato com a pele e olhos, ou quando inalado. Emprega-se nos processos que requeiram soluções muito ácidas. É um dos ácidos fortes que se ioniza completamente em solução aquosa.
Uma solução aquosa de HCℓ na