Dilemas morais
DISCIPLINA: ÉTICA EAD
Trabalho sobre Dilemas Morais desenvolvido durante as aula 4 e 5.
Tema e problema: descreva de forma concisa e organizada, as possíveis escolhas apresentadas no dilema moral sobre a mentira e porque ele se configura como um dilema.
Ao tomarmos uma decisão, realizamos escolhas que definem um futuro próximo. No caso descrito, a mentira foi usada como uma escolha. Mentir ou falar a verdade são atitudes que as pessoas tomam para atingir seus objetivos. Ao decidirmos seguir determinado caminho, agimos em função do que acreditamos ser o melhor, nos nossos valores e princípios que norteiam o nosso ser. Neste caso, para o homem resolver um problema financeiro, usa de artimanhas para enganar, iludir e conquistar a confiança de outra pessoa. No seu ponto de vista, acredita estar agindo de maneira coerente com seu próprio viver. Com a sua escolha, sabe que pode ser descoberto e cobrado as consequências de suas atitudes.
Acreditamos que o caráter deste homem deve pesar, quando coloca a sua cabeça no travesseiro, pois ele não está somente mentindo, mas sim, enganando e desacreditando na honestidade que todos devemos ter ao realizar negociações com outras pessoas.
Para Kant esta atitude é inaceitável, pois o indivíduo estaria prejudicando a pessoa que emprestaria o valor desejado por ele, assim, pensando somente em seu benefício próprio. Segundo, o filósofo Kant, essas tomadas de decisões não poderiam ser universalizadas.
Já no Utilitarismo, poderia ser justificável a mentira do homem que queria o empréstimo para conquistar a sua felicidade e daqueles que estão mais próximos dele. Segundo, Mill, nossas atitudes devem se valer do que é adequado, recomendável e legítimo, levando em conta o querer humano e o querer e poder de outros que estão envolvidos na mesma ação.
Na ética Utilitarista deve persistir o critério moral, onde procuramos o ponto de equilíbrio, de realizar o bem, procurando prejudicar o menos