dilema moral
Na Europa, uma mulher estava quase à morte, devido a um tipo especial de câncer. Havia um remédio que os médicos achavam que poderia salvá-la. Era uma forma de radium que um farmacêutico na mesma cidade tinha descoberto recentemente. O remédio era dispendioso e o farmacêutico pagava $400 pelo radium e cobrava $4000 por uma pequena dose do remédio. O marido da mulher doente, Heinz, procurou as pessoas que conhecia para pedir dinheiro emprestado e tentou todos os meios legais, mas só conseguiu juntar aproximadamente $2000, o que era metade do preço do remédio. Ele contou ao farmacêutico que sua esposa estava morrendo e pediu-lhe para vender o remédio mais barato, ou deixá-lo pagar depois. Mas o farmacêutico disse: “Não, eu descobri o remédio e vou ganhar dinheiro com isso”. Então, havendo tentado todos os meios legais, Heinz desespera-se e pensa em assaltar a farmácia do homem para furtar o remédio para sua esposa. O que você faria? Assaltava a farmácia porque? E se você amasse sua esposa? Se você não amasse? E se fosse um estranho? E um animal?
O primeiro jovem entrevistado tem 19 anos do sexo masculino e falou que sim assaltaria a farmácia em todas as etapas porque se trata de uma vida e como tentou de todos os meios e não conseguiu assaltaria sem duvidas.
Estagio que o jovem de 19 anos esta é a pós-convencional porque a vida esta acima das leis parte de um principio universal.
O segundo jovem possui 18 anos do sexo masculino e ele respondeu que não, sobre nenhuma condição. Porque existe um amor maior que o impede de roubar e eu o questionei que amor ele falou que Deus era o amor maior, e esse amor o impedia de roubar já que é pecado, Deus ia providenciar outra forma, podia ate ser um teste de Fe.
O estagio que o jovem de 18 anos esta no nível 2 convencional, a moralidade do bom garoto, porque seus princípios é orientado a parte da igreja do meio em que ele vive.