Digestão e absorção
Todos os componentes do trato digestivo apresentam certas características estruturais comum. Trata-se de um tubo oco composto por uma luz, ou lúmen, cujo diâmetro é variável, circundado por uma parede formada por quatro camadas dintintas: mucosa, submucosa, muscular e serosa.
A camada mucosa é composta por: a) um revestimento epitelial, b) uma lamina própria de tecido conjuntivo frouxo rico em vasos sanguíneos e linfáticos e células musculares lisas, algumas vezes apresentando glândulas e tecido linfoide, e c) uma muscular da mucosa, que separa a camada mucosa da submucosa.
A camada submucosa é composta por tecido conjuntivo frouxo com muitos vasos sanguíneos e linfáticos e um plexo nervoso submucoso (também denominado plexo de Meissner). Essa camada pode conter também glândulas e tecido linfoide.
A camada muscular contém células musculares lisas orientadas em espiral. Entre as subcamadas objerva-se o plexo nervoso mioentérico ( ou plexo de Auerbach).
A serosa é formada por uma camada delgada de tecido conjuntivo frouxo, revestida por epitélio pavimentoso simples denominado mesotelio. Na cavidade abdominal, a serosa que reveste os órgãos é denominada peritônio visceral e está em continuidade com o mesentério ( membrana delgada revestida por mesotélio dos dois lados que suporta os intestinos, e com o peritônio parietal, uma membrana serosa que reveste a parede da cavidade abdominal.
As principais funções do revestimento epitelial da mucosa do trato digestivo são: prover uma barreira seletivamente permeável entre o conteúdo do lumen e os tecidos do organismo, facilitar o transporte e a digestão do alimento, promover a absorção dos produtos desta digestão, produzir hormônios que regulam a atividade do sistema digestivo. Algumas células presentes nessa camada produzem muco para