Digestor Anaerobio
A digestão anaeróbica (ou anaeróbia) é um processo de decomposição da matéria orgânica por bactérias em um meio onde não há a presença de oxigênio. Este método é usado há muito tempo pelo homem mesmo antes dele descobrir que se tratava ou mesmo de saber sobre a existência dos microorganismos responsáveis por isto. Nesse tipo de digestão ocorrem diversos processos que juntos resultam na decomposição da matéria orgânica. E atualmente a digestão anaeróbica e muito usada como tratamento biológico em Estação de Tratamento de Esgotos (ETE´s), ou em biodigestores (produção de biogás a partir de detritos animais) que usam o gás resultante do processo de digestão para gerar energia.
Existem diversos tipos de biodigestores anaeróbios que podem ser utilizados em estações de tratamento, como "filtro biológico", "lagoas anaeróbias", “reator anaeróbio de manta de lodo (UASB), entre outros.
2. Digestor anaeróbico
Digestor anaeróbio é um equipamento usado para o processamento da matéria orgânica, que converte a mesma em metano, gás carbônico, água, gás sulfídrico e amônia. Um biodigestor funciona como um reator químico, em que as reações têm origem biológica, são feitas por bactérias que digerem a matéria orgânica em condições anaeróbias.
2.1. Fases da digestão anaeróbia
A degradação da matéria orgânica por via anaeróbica apresenta maior grau de complexidade, pois demanda a participação de diferentes grupos microbianos com funções diferentes, onde ocorrem processos metabólicos como a fermentação que oxida a matéria orgânica na ausência de um aceptor final de elétrons, e já na respiração são utilizados aceptores de elétrons inorgânicos.
Os microorganismos que participam do processo de decomposição anaeróbia podem ser divididos em três grupos de bactérias, com comportamentos fisiológicos distintos (CHERNICHARO, 2000): bactérias fermentativas (ou acidogênicas); bactérias sintróficas (ou acetogênicas) e bactérias metanogênicas.
O processo de digestão é