digestivo
O sistema digestivo é formado por um conjunto de órgãos que têm por função a realização da digestão. A mucosa desse sistema apresenta milhões de vilosidades (pequenas dobras que aumentam a superfície de absorção intestinal). Essas dobras são formadas por pequenas células do epitélio intestinal, que apresentam microvilosidades (dobrinhas microscópicas). Os componentes desse sistema são: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus.
A faringe é um canal músculo membranoso que é comum aos sistemas digestivo e respiratório, pois esse canal se comunica com a boca e com as fossas nasais. Ele se estende da base do crânio à borda interior da cartilagem cricóide, continuando pelo esôfago. Na faringe passam os alimentos ingeridos em direção ao esôfago.
O esôfago é um canal muscular que se estende da faringe ao estômago. Ele é a parte mais estreita do sistema digestivo, atravessando a parte inferior do pescoço, a cavidade torácica, o diafragma e a parte superior da cavidade abdominal. Esse canal empurra o bolo alimentar para o estômago através de contrações (movimentos peristálticos), que também são realizadas pelo estômago e intestino.
O estômago é órgão muscular que liga o esôfago ao intestino delgado. Ele se localiza no lado esquerdo abaixo do abdômen. Ele é responsável pela decomposição dos alimentos. O estômago é capaz de guardas quase um litro e meio de comida, devido a um músculo circular que existe em sua parte inferior.
O intestino delgado é a parte do tubo digestivo que vai desde o estômago até ao intestino grosso. Ele é dividido em três partes: duodeno (perto do estômago), jejuno (parte central) e íleo (próximo ao intestino grosso).