Pedagogia
Passo 2.
Características de Textos: Descritivo, Narrativo Dissertativo – Argumentativo e informal
Texto Descritivo:
Descrever é CARACTERIZAR alguém, alguma coisa ou algum lugar através de características que particularizem o caracterizado em relação aos outros seres da sua espécie. Descrever, portanto, é também particularizar um ser. É "fotografar" com palavras.
No texto descritivo, por isso, os tipos de verbos mais adequados (mais comuns) são os VERBOS DE LIGAÇÃO (SER, ESTAR, PERMANECER, FICAR, CONTINUAR, TER, PARECER, etc.), pois esses tipos de verbos ligam as características – representa das linguisticamente pelos ADJETIVOS - aos seres caracterizados - representados pelos SUBSTANTIVOS.
Ex. O pássaro é azul. 1-Caracterizado: pássaro / 2-Caracterizador ou característica: azul / O verbo que liga1 com 2: é
Num texto descritivo podem ocorrer tanto caracterizações objetivas (físicas, concretas), quanto subjetivas (aquelas que dependem do ponto de vista de quem descrevem e que se referem às características não físicas do caracterizado). Ex.: Paulo está pálido (caracterização objetiva), mas lindo! (caracterização subjetiva)
EDUCAÇÃO
O Ministro da Educação, Bendito dos Santos Freitas, prometeu “melhorar a qualidade da educação em todo o território, através do Plano Anual do Ministério”. A afirmação foi feita numa reunião com os directores do Ensino Básico e Secundário e que decorreu dia 7 de Setembro, no Salão dos Serviços de Educação do distrito de Viqueque.
Os directores das escolas apresentaram ao Ministro as suas preocupações, salientando questões como o ensino do Português, o Estatuto dos professores voluntários, o salário mínimo, a má condição das escolas, falta de carteiras, mesas, livros e outros materiais de aprendizagem.
Bendito dos Santos Freitas esclareceu que “com este encontro, pretendemos avaliar a coordenação dos serviços, no que toca às dificuldades e aos obstáculos que enfrentamos no terreno, como o estado das infra-estruturas