DIFUSÃO
1- “Todos os defeitos cristalinos contribuem para a difusão”. Essa afirmação é correta? Argumente sua resposta.
Sim, a afirmação é correta. Os vazios (defeito cristalino) existem em todos os materiais, sendo considerados intrínsecos ao material e exercem papel importante na difusão atômica e nas transformações de fases, uma vez que a maioria das propriedades dos materiais é influenciada pela presença de imperfeições.
2- “A difusão de intersticiais é mais rápida que a difusão de vacâncias”? Responda e argumente.
Sim. A difusão dos intersticiais ocorre mais rapidamente que a difusão de vacâncias, pois os átomos intersticiais são menores e por esse motivo, possuem uma maior mobilidade. Além disso, há mais posições intersticiais que vacâncias na rede, logo, a probabilidade de movimento intersticial é maior que a difusão de vacâncias.
3- “A difusão é mais rápida no contorno de grão do que na superfície” Certo ou falso. Por quê?
A afirmação é verdadeira visto que o contorno de grão é uma região “rica” em vazios (lacunas ou interstícios) e isto facilita o deslocamento dos átomos que se difundem. Do ponto de vista energético, a energia de ativação necessária para a difusão no contorno de grão é menor.
4- Quais são as principais forças motrizes para que ocorra a difusão?
a) Deve existir um espaço livre adjacente ao átomo;
b) O átomo deve ter energia suficiente para quebrar as ligações atômicas que une os seus átomos vizinhos e então causar alguma distorção na rede cristalina durante o deslocamento.
5- Cite e explique resumidamente 3 exemplos práticos de processos que são baseados em fenômenos difusivos.**
a) Dopagem em materiais semicondutores para controlar a condutividade;
b) Cementação e Nitretação dos aços para endurecimento superficial;
c) Sinterização: é o método mais antigo para a fabricação de cerâmicas, especialmente de tijolos, telhas, pisos, azulejos e utensílios.
6- Enumere os principais