difusão
É o fenômeno de transporte de material pelo movimento de átomos, as equações de difusão e a influencia da temperatura e da espécie que esta – se difundindo sobre a taxa de difusão. Podemos demonstra – ló juntando as barras de dois metais diferentes, tal que exista um contato intimo entre as duas faces. Esse par é aquecido a uma temperatura elevada (porém, abaixo da temperatura de fusão para ambos os metais) durante um período de tempo prolongado e depois é resfriada até a temperatura ambiente. As concentrações de ambos os metais variam de acordo com a posição, esse resultado indica que os átomos de um metal migram, ou se difundiram, para o interior do níquel, e o níquel se difundiu para o interior de outro metal. Esse processo é conhecido como interdifusão ou difusão de impurezas. A difusão também ocorre em metais puros, mas, neste caso, todos os átomos que mudam de posição são do mesmo tipo; isso é denominado autodifusão.
MECANISMOS DE DIFUSÃO
Os átomos nos materiais sólidos estão em constante movimento, mudando rapidamente de posição. Para um átomo fazer esse movimento, duas condições devem ser atendidas:
1ª deve existir um sítio adjacente vazio
2ª o átomo deve possuir energia suficiente para quebrar as ligações atômicas com os seus átomos vizinhos e, então, causa alguma distorção na rede durante o seu deslocamento.
Dentre vários modelos diferentes propostos para esse movimento dos átomos, dois são dominantes para a difusão nos metais:
Difusão por Lacunas: Obviamente, esse processo necessita de lacunas, e a extensão segundo a qual a difusão por lacunas pode ocorrer é função do numero presente desses defeitos. Uma vez que os átomos em difusão e as lacunas trocam de posições, a difusão dos átomos em uma direção correspondente a um movimento das lacunas na direção oposta. Tanto a autodifusão como a Interdifusão ocorrem por esse mecanismo; nesse ultimo caso, os átomos de impureza devem substituir os átomos hospedeiros.
Difusão Intersticial: