difusao
A célula procariótica é constituída de uma parede celular (membrana esquelética), sob a qual existe umamembrana plasmática que controla as trocas entre a célula e o meio extracelular. O citoplasma preenche o meio intracelular e é formado pelo citosol (líquido transparente e hialino contendo água, sais minerais, nutrientes e enzimas) e pelos ribossomos, que são as únicas organelas presentes na célula procariótica, sendo responsáveis pela síntese de proteínas. Mergulhado no citosol também encontramos o DNA (cromatina), sendo a região por ele ocupada denominada denucleóide.
Células eucarióticas
São as células em que o material genético (cromatina) se encontra no interior de um núcleo individualizado. As células eucarióticas são típicas dos protozoários e algas (Reino Protoctista), fungos (Reino Fungi), animais (Reino Animalia) e plantas (Reino Plantae). A célula eucariótica apresenta membrana plasmática, citoplasma, núcleo, um grande número de organelas(organóides), além de um citoesqueleto. As organelas celulares são delimitadas por membranas celulares. A célula eucariótica vegetal apresenta certas diferenças em relação à célula animal. As principais diferenças são: a presença de um grande vacúolo de suco celular, cloroplastos, parede celular, plasmodesmos e a ausência de centríolos. Algumas células animais podem apresentar pequenos vacúolos digestivos (em protozoários).
Membrana plasmática A membrana plasmática possui estrutura ultramicroscópica, isto é, não pode ser visualizada ao microscópio óptico; sua estrutura só se torna visível ao microscópio eletrônico, inventado por volta de 1945. Entretanto, muito antes disso, já se sabia da existência da membrana plasmática, pois quando células