minerais e sua utilizaçao na engenharia civil
Os minerais são elementos ou substâncias químicas, geralmente sólidos, encontrados naturalmente na natureza. Os minerais se reúnem e formam as rochas. Por exemplo, o granito é uma rocha formada pelos seguintes minerais: quartzo, feldspato e mica. O quartzo é usado na fabricação do vidro, de lentes de óculos, microscópios, rádios, televisores, equipamentos eletrônicos e relógios. A ciência que estuda os minerais de chama mineralogia.
De uma maneira geral os minerais podem se formar por: resfriamento do magma, resfriamento de soluções ou gases magmáticos, evaporações de soluções salinas, reações entre substâncias e intemperismo.
Para o reconhecimento dos minerais mais comuns que entram na composição das rochas, existem elementos mais simples, os quais dependem das suas propriedades físicas e químicas. Os minerais já estudados têm suas propriedades físicas e químicas catalogadas em tabelas facilmente manuseáveis. Assim, observando um conjunto de propriedades de um mineral, pode-se localiza-lo com relativa segurança nessas tabelas.
Fig 01 – Gipsita(Gesso) Fig 02 – Diamante Bruto
Fig 03 – Quartzo bruto Fig 04 – Cristal de quartzo
PROPRIEDADES DOS MINERAIS Clivagem: um mineral apresenta clivagem, quando ao romper-se sob a ação de uma força, apresenta 2 ou mais superfícies sempre planas e paralelas. É uma propriedade condicionada pela estrutura interna, resultando o fato das ligações serem mais fracas em certas direções que em outras. É descrita por termos, tais como: proeminente, perfeita, distinta e indistinta. Nem todas as espécies minerais apresentam clivagem.
Fratura: é a maneira pela qual se rompem os minerais, diferentemente da clivagem. Geralmente são superfícies irregulares.
Dureza: é a resistência oferecida por uma superfície lisa do mineral ao ser riscado. Por razões práticas, os minerais são classificados através de uma