Difração de Ondas
INTRODUÇÃO
Calor é energia térmica em trânsito, ou seja, é energia que se transfere de um corpo de maior
Temperatura para outro de menor temperatura.
A propagação de calor pode se verificar através de três processos diferentes: Condução, Irradiação e Convecção.
O sentido de propagação de calor ocorre sempre do corpo de maior temperatura para o de menor temperatura.
Condução Térmica :
É a situação em que o calor se propaga através de um "condutor". Ou seja, apesar de não estar em contato direto com a fonte de calor um corpo pode ser modificar sua energia térmica se houver condução de calor por outro corpo, ou por outra parte do mesmo corpo.
Por exemplo, quando seguramos uma barra de metal com uma de suas extremidades ligada ao fogo. Neste exemplo o calor se propaga de partícula a partícula, por toda a barra até atingir a extremidade oposta.
Este fenômeno acontece, pois, ao aquecermos a panela, suas moléculas começam a agitar-se mais, como a panela está em contato com a colher, as moléculas em agitação maior provocam uma agitação nas moléculas da colher, causando aumento de sua energia térmica, logo, o aquecimento dela.
Também é por este motivo que, apesar de apenas a parte inferior da panela estar diretamente em contato com o fogo.
IRRADIAÇÃO :
A transferência de calor por irradiação acontece com a propagação de energia através do espaço por ondas eletromagnéticas. Neste tipo de transferência a energia não necessita de meio material para se propagar, já que as ondas eletromagnéticas se propagam no vácuo.
Um bom exemplo prático para este fenômeno é o forno de micro-ondas que utiliza ondas eletromagnéticas para aquecer os alimentos.
CONVECÇÃO :
Na convecção a energia se propaga junto com a matéria. A convecção ocorre nos fluídos (líquidos e gases). Não existe convecção no vácuo.
Para entender a convecção é necessário lembrar da densidade d = m/V. Um líquido com uma temperatura menor é mais denso