Dificultadores e facilitadores da comunicação nas organizações
Nos tempos de hoje precisamos saber como lidar com os profissionais nas empresas, isso porque, hoje é muito comum as pessoas entenderem uma informação como bem querem.
Uma das maiores dificuldades das organizações é fazer com que as informações alcancem os colaboradores de forma clara.
As ações nunca podem contradizer com as palavras, pois como podemos cobrar algo que falamos mais não fazemos?
Temos todos que falar a mesma língua, ou seja, trocar sempre a informação correta e concisa para não se tornar um "telefone sem fio".
Não podemos se falar em comunicação, se não houver a absorção, compreensão do assunto passado.
É necessário que a comunicação interna seja mais do que uma simples transferência de informações, pois falhas nesse processo podem acarretar conflitos dentro da empresa.
Como vimos em sala, à comunicação ajuda a empresa a sustentar seus rumos e propósitos. Ela ajuda no alinhamento dos assuntos, estratégias e planejamentos correlacionados na empresa entre diretoria, líderes, colaboradores e clientes.
A correta forma de se comunicar dentro de uma empresa melhora o desempenho dos colaboradores, bem como, os deixam mais motivados, envolvidos e informados sobre os objetivos e resultados.
Além disso, a comunicação interpessoal adequada, melhora o relacionamento, participação, sugestões e ideias dos empregados, além de deixá-los bem informados sobre as metas e objetivos da organização.
Podemos concluir, que uma boa comunicação, melhora a imagem da empresa perante os empregados e clientes, além de tornar seus produtos e serviços mais conhecidos e consequentemente criando um laço mais próximo com seus clientes.
Temos também que destacar alguns tópicos que dificultam a comunicação nas organizações, tais como:
a) Falta de alinhamento coma a missão: destaco este como um dos pontos mais importantes, tendo em vista que este deveria ser o primeiro assunto que o empregado deveria saber.