Comunicação Empresarial
Comunicação Empresarial
A Comunicação como Estratégia de Gestão (voluntariado)
Muitas foram as transformações no cenário econômico-político-social nos últimos anos. Muitas delas devido à velocidade da tecnologia e avanços da ciência. Apesar das vantagens que essas novas ferramentas trouxeram, o desafio das empresas em fidelizar seus clientes, cada vez mais exigentes e atualizados, continua grande. A qualidade, que antes era tudo com o que uma empresa precisava se preocupar em oferecer, já não é suficiente. O público consumidor está atento à maneira como uma empresa se porta diante do novo mundo. Pensar e repensar o panorama se faz mais do que necessário.
A estratégia da gestão é um começo para essa adequação. Uma reflexão sobre os aspectos facilitadores e dificultadores, e sobre seu ambiente interno – forças e fraquezas -, visão, missão e valores, é extremamente importante na hora de planejar e coordenar as ações de uma empresa. Disso pode depender o crescimento e até mesmo a sobrevivência no mercado.
Em meio à tantas coisas sobre as quais deve-se investir tempo, atenção e recursos, uma vem se destacando nas últimas décadas. Ela pode ser resumida na frase de Crosby: A empresa precisa de seus funcionários para conseguir alcançar o tão esperado sucesso. Em outras palavras, uma empresa é muito mais do que o seu patrimônio, capital e produto. A dedicação e o compromisso dos funcionários também são fatores importantes.
Mas o que pode ser feito para se conseguir esse engajamento dos funcionários?
Parte da resposta é fácil de identificar. Quando o funcionário se identifica com a companhia e se sente responsável pelos resultados alcançados, seu vínculo com a empresa cresce. Principalmente quando esses esforços são reconhecidos e recompensados.
Organizações que têm um maior nível de satisfação entre os funcionários tendem a se destacar no mercado. Em grande parte porque esse contentamento é transmitido ao cliente, no momento do