Dificuldades Encontradas pelo Professor em sua Pratica Docente
Transformações marcadas pelo desenvolvimento tecnológico e o aprimoramento de novas maneiras de pensamento sobre o saber e sobre o processo pedagógico, têm refletido, principalmente, nas ações didáticas e tarefas do/no contexto escolar/educacional, o que tem se tornado ponto de insegurança entre professores e agentes escolares. Segundo Braga e Calazans (2001, p.46), “Novas formas da sociedade fazem surgir novos problemas, estimulam novos agentes e novas percepções sobre o papel dos participantes da aventura educacional”.
No mundo globalizado como o de hoje, faz-se necessário rever com urgência os conceitos que circulam na área educacional. Não se trata apenas de novas metodologias e linguagens adentrando nas relações pedagógicas para melhorar o que existe, mas faz-se necessário repensar todo o processo de construção do conhecimento, gerando mudanças e modificações nas formas de ensinar e aprender, o que gera dificuldades e incertezas na prática docente.
Diante deste quadro de mudanças e modificações culturais e sociais, e novas problematizações na trama pedagógica, esta reflexão tem como objetivos: analisar as dificuldades encontradas pelo professor em sua prática a partir de variáveis que interferem nas tarefas propostas em sala de aula; caracterizar as variantes: expectativa do professor quanto à inteligência do aluno, comunicação entre professor e alunos, interações entre os participantes da cena didática, habilidades cognitivas e afetivas; e, refletir sobre suas intervenções na prática docente.
Neste cenário, a comunicação passou a ser mais valorizada, pois é o meio pelo qual se disseminam múltiplas e um montante de informações, agregando valor aos indivíduos que conseguem transformá-las em conhecimento.
Assim, há necessidade de mais habilidades de relacionamento interpessoal, em aspectos como linguagem, comportamento, vivência multicultural e habilidade para manusear e aplicar os processos e técnicas pedagógicas de maneira adequada e