Dificuldades de conduta
Segundo o dicionário Aurélio conduta é um Procedimento moral (bom ou mau); portanto as criancas com dificuldades de comportamento ou procedimento moral tambem podem ser considerados criancas com necessidades educativas especiais. É neste ambito que surge o presente trabalho que abortda a questao dos alunos com necessidades educativas especiais sobretudo, osalunos com dificuldades de adaptação escolar por manifestações de condutas típicas, associadas a dificuldades acentuadas de aprendizagem, e que interferem significativamente na dinâmica da sala de aula prejudicando o processo ensino-aprendizagem desses alunos e de seus colegas.
De salientar que para a elaboracao do presente trabalho usou-se como método a pesquisa bibliografica
1. DIFICULDADES DE CONDUTA
Os educandos que apresentam necessidades educacionais especiais, aqui tratados, são aqueles que durante o processo educacional demonstram “dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitações no processo de desenvolvimento que dificultem o acompanhamento das atividades curriculares, compreendidas em dois grupos: aquelas não vinculadas a uma causa orgânica específica; aquelas relacionadas a condições, disfunções, limitações ou deficiências”(MINED: 2003: 15).
Dentro desse grupo encontram-se os alunos com dificuldades de adaptação escolar por manifestações de condutas típicas
Condutas típicas são as dificuldades causadas por comportamentos que tendem a prejudicar e por vezes inviabilizar as relações do aluno com seu professor e/ou com seus colegas com os materiais de uso pessoal e colectivo e ainda o processo ensino aprendizagem. ”(MINED: 2003: 15).
Tais comportamentos se manifestam num contínuo, desde a simples inquietação natural em crianças, até comportamentos muito bizarros característicos de casos mais graves. Estes comportamentos podem estar voltados para o próprio sujeito, e no outro extremo, podem estar voltados para o ambiente externo. (CARTILHA pag 8)
1.1. Comportamentos