FICHAMENTO DO LIVRO TABU DO CORPO
2297 palavras
10 páginas
AGESFACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
BACHARELADO EM FARMÁCIA
MARTA PEIXINHO
TABU DO CORPO
Fichamento apresentado no curso de Farmácia da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial na disciplina de sociologia no 1º período, sob a orientação da Professora Drª Elaine
Paripiranga
Abril de 2015.
RODRIGUES, Carlos José. Tabu do corpo. 7ª ed. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2006.
CREDENCIAIS DO AUTOR
José Carlos Rodrigues é formado em Ciências Sociais e em Direito pelaUniversidade Federal Fluminense. É Mestre em Antropologia pelo Museu Nacional daUniversidade Federal do Rio de Janeiro, e Doutor em antropologia pela Université Paris VII. Publicou ensaios em Antropologia do Poder, Higiene e Ilusão, O Corpo na História, Antropologia e Comunicação e Tabu da Morte além de outros livros como: Higiene e Ilusão e Comunicação e Significado – Escritos Indisciplinares.
RESUMO DA OBRA
José Carlos trata na obra Tabu do Corpo sobre como o corpo é visto e como ele é tratado até mesmo na morte em algumas culturas, os rituais realizados no corpo e as praticas consideradas como tabu, a maneira como as sociedades colocam no corpo as marcas da sua cultura, seja por meio de pinturas, tatuagens, circuncisão, etc. Para ele o natural e o cultural estão juntos e um depende do outro. Relata ainda sobre como os povos se organizam socialmente, seja por meio de hábitos, religiões ou crenças e estas ultimas são capazes de determinar as ações do ser humano na sua sociedade de modo que suas praticas sejam coincidentes com as impostas pelo seu meio social sendo impostas desde a infância e transmitidas de geração em geração. As praticas de higiene também são destacadas pelo autor e segundo ele elas podem ter significados divergentes entre as sociedades. O tabu do nojo também é destacado geralmente no que diz respeito aos produtos de secreção do corpo, até mesmo os sexuais como a pratica de ações nojentas e são repudiadas por muitas culturas.