Dificuldades de aprendizagem
Curso de pós Graduação em Educação Especial
Nome do Aluno: Vaneli Ramos de Miranda
Dificuldades de aprendizagem na justificativa de "intervenção".
Introdução
Há vários modos de conceituar as dificuldades de aprendizagem e às vezes é caracterizada por argumentos contraditórios. Mas apesar do conceito de dificuldade de aprendizagem apresentar diversas definições, é necessário tentar determinar por que se faz referência a tal expressão diagnóstica. De maneira simples pode se dizer que aprendizagem é o processo natural e espontâneo do ser humano construir o conhecimento. Seja, na família, na escola ou no meio social, a criança está sempre desenvolvendo um processo de complexa atividade mental.
A aprendizagem é um fruto da história de cada sujeito e das relações que ele consegue estabelecer com o conhecimento ao longo da vida, afirma Bossa (2000).
Porém, quando se fala em aprendizagem, não se deve relacionar o problema simplesmente com o aluno, pois, a aprendizagem não é um processo individual, ou seja, não depende só do esforço de quem aprende, mas sim de um processo coletivo. Por isso, deve ser levada em consideração a realidade interna e externa, procurando compreender de forma global e integrada os processo cognitivos, emocionais, orgânicos, familiares, sociais e pedagógicos tornando a aprendizagem mais prazerosa.
Fernández (2001) mostra a importância da família, que por sua vez, também é responsável pela aprendizagem da criança, já que os pais são os primeiros ensinantes e os mesmos determinam algumas modalidades de aprendizagem dos filhos.
As dificuldades de aprendizagem na escola podem ser consideradas uma das causas que podem conduzir o aluno ao fracasso escolar. Alicia Fernández diferencia fracasso escolar, problema de aprendizagem e deficiência mental. Para ela no fracasso escolar “a criança não tem um problema de aprendizagem, mas eu, como docente, tenho um problema de ensino com ele”. (FERNANDEZ, 1994).
As dificuldades