Dificuldades de aprendizagem
No cotidiano das salas de aula é possível perceber nos alunos certa dificuldade na aprendizagem.
Dificuldades de aprendizagem (DA) é um termo geral que se refere a um grupo heterogêneo de desordens, manifestadas por dificuldades significativas na aquisição e utilização da compreensão auditiva, da fala, da leitura, da escrita e do raciocínio matemático. Mas a aprendizagem não se restringe apenas as dependências escolares, os fatores exógenos são de fundamental importância neste contexto educacional, pois diz respeito à natureza, à direção e ao ritmo do desenvolvimento. É neste sentido que a família é determinante no processo de ensino-aprendizagem, já que é a primeira fonte de relações sociais do individuo e neste seio é possível se estabelecer condições para que haja possíveis dificuldades de aprendizagem.
A família e a escola têm papeis formadores, mas cada um com suas responsabilidades e com papeis bem definidos. Ambos ensinam e educam. Não é mais cabível e nem aceitável no mundo de hoje, que se tomem atitudes condenáveis em relação aos alunos com dificuldades de aprendizagem, tanto na escola quanto que em casa.
Portanto, em um primeiro momento este projeto visa detectar quais são estas dificuldades presentes nos alunos.
O processo de ensino aprendizagem não pode ser tratado como algo isolado e único o espaço da sala de aula. Faz-se necessário que o trabalho educacional transcenda os muros da escola como praticas educativas que enlace o contexto social do aprendiz, proporcionando-lhe condições que possibilite o desenvolvimento da capacidade de "criar um conjunto, tendo em vista o conjunto”.
E estes são os "mistérios" que este estudo visa desvendar: identificar dificuldades de aprendizagem, verificar as práticas docentes, bem como atenuar a relação da família neste contexto educacional.
II-OBJETIVOS
GERAL:
Analisar as principais dificuldades durante o processo de aprendizagem.
ESPECÍFICO:
• Compreender a importância de um