dificuldades de aprendizagem
DIFICULDADES ESCOLARES
Quando a criança chega à escola, traz consigo marcas dos primeiros anos de vida, sob todos os aspectos: biológicos, psicológicos e sociais. E muitas vezes, distúrbios em qualquer um destes aspectos acarretam transtornos que, amiúde, só são percebidos quando a criança chega à escola. Assim, deve-se fazer conjuntamente a abordagem de todos estes aspectos ao se examinar uma criança que apresente problemas de aprendizagem. TRANSTORNOS PSÍQUICOS
A – DESENVOLVIMENTO NORMAL
O conhecimento das formas de conduta típicas de cada idade é imprescindível para poder identificar a natureza dos transtornos. Destacamos a seguir alguns pontos críticos no desenvolvimento da criança:
1º ano: Desmame, aquisição de autonomia, relacionamento primário com a mãe como base do futuro relacionamento social.
2º ano: Andar, aprender a falar, jogar com os próprios excrementos. 2º semestre: Frases formadas por várias palavras. Final- controle dos esfíncteres.
3º ano: Fase de excitação infantil, período de crise, cheio de desejos e temores, onde com facilidade aparecem transtornos neuróticos. A chamada idade da resistência- durante meses continua a inclinação para as cenas de furor e cólera. Fase das perguntas e fantasias mágicas. Masturbação.
5º ao 6º ano: Tranqüilização geral, conduta mais compreensível, período de latência sexual.
Escolar: A princípio, dificuldade de adaptação às exigências de rendimento escolar. Todavia, fixação positiva ingênua dos pais e mestres.
Pré-puberdade: Começa a oposição às autoridades. Idade de leituras, fantasias. Os sexos se distanciam (os meninos se afastam com orgulho das meninas). Ao iniciar-se o desenvolvimento sexual, há com freqüência , masturbação.
Puberdade: Em geral, a maturidade corporal precede a psicosexual. A insegurança interna pode produzir crises.
Ante um transtorno de conduta da criança, é preciso sempre indagar a existência de causas ambientais (como norma, pode-se dizer que a