Dificuldades de aprendizagem
Psicopedagogia:
Aprendizagem e Autoria
ATIVIDADE AVALIATIVA – A2D04.
Aluna: Eleny Aparecida de Oliveira
Resumo: O presente trabalho se propõe pesquisar, em cinco escolas as três principais dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos da Educação Infantil e séries inicias do Ensino Fundamental.
Objetivando uma reflexão e questionamento sobre o sujeito ensinante e aprendente no processo de aprendizagem, tendo como embasamento para seu suporte teórico a questão da interação professoraluno; a importância do estudo de aprendizagem no desenvolvimento profissional para o educador e os sujeitos da aprendizagem: ensinante e aprendente.
A abordagem adotada apresenta-se enquanto pesquisa quantitativa, utilizando como instrumento para levantamento dos dados uma entrevista com o coordenador pedagógico da instituição de ensino, que informou por escrito as 3 (três) principais dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos.
Introdução
A abordagem sobre as dificuldades de aprendizagem remete-nos primeiro sobre o que é aprender. Paulo Freire descreve da seguinte forma: “... aprender não é um ato findo. Aprender é um exercício constante de renovação...”. Aprender é recolher, selecionar, organizar, integrar as informações e transformá-las em aprendizado, ou seja, estruturar as novas informações em algo significativo. O aprender apresenta, no mínimo, três sujeitos: o aprendente, o ensinante e o sujeito social. Na concepção de Ausubel “o fator mais importante que influi na aprendizagem é aquilo que o aluno já sabe. Isto deve ser averiguado e o ensino deve depender desses dados”. Em outras palavras, quando o aluno adquire novos conhecimentos, estes se relacionam com o conhecimento prévio do aluno. A aprendizagem ocorre quando uma nova informação ancora-se em conceitos ou proposições relevantes preexistentes na estrutura cognitiva do indivíduo. Bruner ressalta a aprendizagem por
descoberta,