DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: um desafio na atualidade
Iracema Fernandes Carvalho Costa Sandra Maisa da Silva Trindade Rozane de Jesus Brito
RESUMO: Este artigo apresenta uma discussão sobre a Dificuldade de Aprendizagem, tendo como relevância a sua história e conceitos de acordo alguns teóricos, tipos mais comuns, causas prováveis e fatores. Analisa alguns casos de prováveis dificuldades de aprendizagens, discute como perceber e conviver com as diferenças com intuito de tentar esclarecer à comunidade educacional a forma como ocorrem essas alterações.
Palavras Chave: Dificuldades de Aprendizagem. Educação. Escola e Família.
INTRODUÇÃO
Por que estudar as dificuldades de aprendizagem? Esse tema apresenta-se como um grande desafio para a educação e, é tão cheio de controvérsias!
Todavia, é um problema de alta significância para a educação no Brasil, devido ao número de alunos anualmente que permanecem na primeira série do ensino fundamental, por não conseguirem se alfabetizar. No entanto, dados estatísticos mostram que a Dificuldade de Aprendizagem aumentou nos últimos vinte anos, perfazendo-se mais da metade da população estudantil (Correia, 1997).
Uma porcentagem muito significativa de alunos com DA não conclui a escolaridade obrigatória aumentando a estatística do insucesso escolar e como primeira conseqüência, não se mantém em emprego (Wagner, 1993).
Em Portugal a situação de alunos com DA passou de umas dezenas de milhar para mais de uma centena de milhar e, os dados atuais no Brasil também são assustadores, pois, nem sempre se consegue detectar com clareza a respeito do problema de aprendizagem, primeiro por desconhecimento, segundo pela complexidade dessa questão.
As escolas estão acostumadas a taxar