dificuldade e aprendizagem
O acesso à escola tornou-se universal e no Brasil garante-se às crianças de 6 a 14 anos a gratuidade da educação fundamental.
Verifica-se, todavia, que essa universalidade não garante a qualidade da educação, visto que as queixas de mau desempenho escolar multiplicam-se nos consultórios médicos.
O presente trabalho objetiva analisar os principais fatores que interferem no processo de aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental, como essa lacuna de aprendizagem na área de leitura e escrita afetam o desenvolvimento social e o processo de conhecimento, bem como o caminho para atender com qualidade os alunos que não venceram as habilidades propostas no Plano de Ensino.
A obtenção de dados para a composição desse trabalho se deu através de pesquisa bibliográfica, cujas fontes variaram desde livros e revistas especializadas a consultas pela Internet a artigos escritos por estudiosos sobre o tema.
Em adição às pesquisas, anexei os resultados de rendimento escolar de alunos de 1º a 4º anos e de correção de ciclo, acompanhados por mim como coordenadora pedagógica nos 1º e 2º bimestres de 2012, sendo que os anos anteriores foram obtidos através de sondagem escolar.
Introdução.
Há uma grande lacuna de aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental em consequência de um grande número de alunos com dificuldade em aprendizagem, interferindo no seu futuro desenvolvimento cognitivo, acadêmico e social.
Para uma melhor análise dessas dificuldades em aprendizagem mister se faz uma breve análise do processo de alfabetização.
O ser humano, desde a antiguidade, procurou transmitir seus conhecimentos como lhe era possível: através de hieróglifos, desenhos e símbolos.
A representação gráfica e a expressão oral, transmitida de pais para filhos, foram muito utilizadas até serem substituídas pela linguagem