Dificuldade ortográfica: R ou RR S ou SS
Se, para produzir o som de R entre vogais, devemos escrever o dígrafo RR, para ter o mesmo som entre consoantes, isto não é necessário. Ou seja, é errado escrever RR entre vogal e consoante.
Som de R entre vogais:
Para que a palavra arroz tenha a pronúncia de R forte, deve ser escrita com duas vezes a letra R (o dígrafo RR).
Exemplos de palavras com RR: amarrar, arraigar, arrastar, arredar, arremedar, arriscado, arroz, barreira, barril, barro, berrar, birra, burro, carro, cerrar (de fechar), correr, curral, erro, farra, ferro, garra, guerra, homenzarrão, irrequieto, irritado, jarro, jorrar, morrer, narrar, parreira, ressurreição, serrar ( de cortar), surra, surreal, terra, torrar, varrer.
Som de R entre vogal e consoante:
Agora, veja alguns exemplos de palavras com a mesma pronúncia de R forte, mas desta vez entre vogal e consoante:
Enraizar, enredo, enriquecer, genro, honra, tenro (suave, macio; não confundir com terno, onde o R vem antes do N).
Note que as palavras possuem um R somente, justamente por estarem entre uma vogal e uma consoante. Estas palavras não devem ser escritas com o dígrafo RR.
Caso fôssemos analisar o som representado por algumas sílabas das palavras sala/ sapato/ caçar / assado, a conclusão a que iríamos chegar é que todas, em termos sonoros, são idênticas. Porém, como sabemos, não é pelo fato de se constituírem dessa característica que são grafadas da mesma forma. E certamente você sabe por que, não é verdade?
Claro! Para cada caso há uma regra específica. Lembra-se da letra “Z”? Com o “s” e “ss” não é diferente. Alguma vez você já esteve cercado(a) de dúvidas no momento de empregá-los? No caso de uma resposta afirmativa, não se preocupe, pois iremos nos tornar verdadeiros gênios no assunto, já que somente assim isso nunca mais ocorrerá. Então, vejamos:
Quando