Dificuldade na Aprendizagem
CARVALHO, Sumaya P. Dificuldade na aprendizagem? In PAREDES, Eugênia (org.) Psicologia da Aprendizagem. Fascículo III. NEAD. Cuiabá: EDUFMU, 2000.
Quais os fatores que influenciam na aprendizagem? O que ocorre com o aluno que possui dificuldades na aprendizagem? Saõ algumas questões que muitos professores devem se perguntar quando são defrontados com esta situação.
Encontramos diversas razões para justificar as dificuldades do aluno. Mesmo que o professor reconheça sua importância frente à resistência do aluno e que não detém o comando das funções mentais da criança, não compreende que a relação ensinar/aprender é uma unidade; é um processo diatético e significativo.
"Quando quem ensina se dispõe a aprender o que ainda não fora visto, quando quem aprende até ensina porque sinaliza para outra possibilidade de olhar, opera a unidade peculiar entre ensinar e aprender". (ZACUR, 1993, p. 31)
Para Vygotsky o aprendizado se inicia anteriormente à escola e que a criança auxiliada hoje, amanhã fará sozinha. Ou seja, o aprendizado significativo é aquele que se adianta ao desenvolvimento.
Para Rogers o sujeito atualiza suas potencialidades na medida de sua criatividade. Desenvolvendo essa capacidade criadora o indivíduo teria possibilidade em si mesmo de processar mudanças, transformando-se em um sujeito ousado, criativo, inconformado, inventivo e inquiridor, liberando o próprio eu, naturalmente.
Há diversas formas de conceber a aprendizagem pois há diversas formas de compreender o desenvolvimento humano. Contudo, o mais importante é observar como cada indivíduo aprende e adotar uma postura diante dos problemas que não implique em supostas patologias.