Dificuldade em aprendizagem
De acordo com observações realizadas no período de 27/02 á 06/ 04, na EMEF “Cidade Pomar”, nos turnos vespertino e matutino, no 1 ano “A” e 2 ano “A”do Ensino Fundamental séries iniciais, as turmas são homogenias e com um grande potencial em relação a aprendizagem, a Professora MARGARETH DUTRA DE SOUZA DORNELLA vem realizando um trabalho diferenciado com os alunos que possuem dificuldades em aprendizagem. Os alunos são inteligentes e tem muita curiosidade pelo novo, levando- os a assimilar com facilidade cada conteúdo ministrado. Se divertem com o lúdico e a maioria tem boa vontade para ensinar os poucos que demonstram certa dificuldade.
Nas aulas observadas (Língua Portuguesa e Matemática), dos 25 ( vinte e cinco) alunos do 1 ano “A”, 06 (seis) apresentam dificuldades. Nessa turma de 25 alunos, somente seis demonstram desenteresse em aprender, uma é faltosa, um outro tem sérios problemas familiares, outra apresenta problemas de saúde, já o outro tem dificuldade de associar o número à sua quantidade, a outra ainda não sabe escrever o próprio nome, está sendo alfabetizada pela professora e o último já é repetente pela segunda vez, e todos eles são atendidos com atividades diferenciadas dos demais.
Os conteúdos ministrados são relacionados com a vivencia dos alunos ( os textos sobre família e a matemática, sobre os preços de mercadorias de uma lista de compras, etc...).
Percebi que a turma estava muito empolgada com o assunto, inclusive os seis alunos com dificuldade em aprender.
Apesar das dificuldades que o professor encontra na escola para concretizar seus planos de aula, recurso didático, falta de apoio da família e a falta de interesse de alguns alunos faz- se necessário que ele busque alternativas para supera- las e atender satisfatoriamente as dificuldades de aprendizagem dos educandos. No geral a professora consegue trabalhar bem, sem grandes transtornos no seu dia- dia, pois a mesma é dinâmica e tem domínio de