Dificuldade de Linguagem
Dificuldade de Linguagem
As Dificuldades de linguagem qualquer alteração com problemas relacionados à compreenção ou produção da fala, são claramente visíveis, à observação de quem está perante o discurso.
Um distúrbio de linguagem é caracterizado pela aquisição, compeensão ou expressões anormais da lingua falada ou escrita. O distúrbio pode envolver todos ou alguns componentes fnólogicos, morfológicos, semânticos, sintáticos ou pragmaticos do sistema linguistico. Os individuos com distúbiod de linguagem frequentemente apresentam problemas no processamento de frases ou na abstração de informações significativas para armazenagem ou recuperação na memória de curto ou longo prazo. (ASHA, 1980, p. 317-318).
Devido a grande complexidade do sitema linguístico e a sua interção com o sistema cognitivo, a dificuldade de linguagem parece pouco provável que tenha uma única causa.
É preciso apreciar um determinado sintoma no contexto de outros sintomas que eventualmente o acompanhe, sendo necessário a analise com todos os contextos possíveis. Muito disso esta diretamente relacionada ao desenvolvimento cognitivo, ou seja, o pensamento e à medida que isso vai avançando a linguagem tende acompanhar, e quando isso não acontece à criança apresenta dificuldade de linguagem, que a prejudica nas relações interpessoais e ate mesmo seu desenvolvimento na área da aprendizagem.
Vale ressaltar a discrepância entre dificuldades de linguagem tendo em conta a funcionalidade da linguagem e não a sua origem, e as dificuldades de linguagem causadas por perturbações do próprio sistema de linguagem. Dessa forma, a linguagem a inclui-se na totalizade no desenvolvimento do indivíduo ao abrangerem-se inúmeras funções (físicas, neurológicas, emocionais, cognitivas e sociais), alguns delas acabam a comprometer o desenvolvimento e domínio da linguagem oral.
Segundo Schirmer et al. (2004) o processo de aquisição da linguagem envolve o