Dificuldade de leitura
Dedico este trabalho a meus pais Pedro Pinto Nunes e Amazonina Freitas Nunes, ao meu noivo Hudinilson Kendy de Lima Iamaguchi, meus irmãos pelo apoio, paciência e compreensão que demonstraram em todos os momentos, sempre me ajudando, com sua alegria e sabedoria; pelo amor e carinho retribuídos nos momentos difíceis.
AGRADECIMENTOS
Agradeço primeiramente a Deus por ter permitido a realização deste trabalho e estar presente em minha vida dando-me saúde e coragem, possibilitando que meu aprendizado seja valorizado e produtivo, por ter me dado oportunidade e força nesta caminhada. Aos meus familiares que me apoiaram e compreenderam minha ausência, durante os estudos. Agradeço aos mestres que me guiaram para um conhecimento maior sobre a educação.
RESUMO
Este trabalho teve por objetivo analisar e observar as dificuldades no ensino da leitura, através de dados de observação e entrevista coletadas. Hoje o desafio do professor é encontrar as razões da dificuldade no ato de ler e a forma de intervir neste aprendizado, buscando estratégias que vem da vivência do aluno, para estimulá-lo a construir seu conceito de leitura. Uma conclusão a que considero relevante, é de que a escola necessita criar situações alfabetizadoras que leve o aluno a desenvolver a competência da leitura, indispensável ao desenvolvimento humano. A psicopedagogia é um campo de que detecta as dificuldades encontradas pelos alunos no ensino-aprendizagem e procura colaborar com a instituição no sentido de sanar essas dificuldades. Dentro das observações feitas à escola analisada e aos alunos assistidos, percebe-se que os alunos sentem dificuldade na leitura e em conseqüência não interpretam o que foi lido. Elaborei uma tabela para maior compreensão da atividade aplicada na sala de aula analisada, onde percebe-se claramente a defasagem na leitura. O desafio é desenvolver meios