dificuldades de leitura
As diversas formas de interação social exigem que um indivíduo possua a capacidade de ler para conseguir se inserir na maioria das situações sociais, seja no mercado de trabalho, como cliente de uma loja ou de uma agência bancária, na condição de eleitor ou de viajante, pois deve interpretar corretamente os dados impressos em documentos, monitores de computador, contratos e em passagens, entre muitas outras possibilidades.
A habilidade de realizar leituras também é um fator de crescimento pessoal, pois implica na capacidade de aprender de forma autônoma. Para ter acesso a níveis mais elevados de ensino, é necessário que uma pessoa tenha desenvolvido uma grande autonomia como leitor e incrementado o seu repertório lingüístico/vocabular. Portanto, saber ler e interpretar dá essa condição a um indivíduo.
Levando-se em conta o trabalho realizado nas escolas, é necessário questionar os motivos que impedem as pessoas com idade inferior a 15 anos a terem passado por uma instituição de ensino, mas não terem se alfabetizado plenamente.
Se o Brasil é um país cujo status é de nação em desenvolvimento, apesar dos problemas que ainda tem por superar, é necessário que haja um investimento no sistema educacional não apenas financeiro, mas, sobretudo de conhecimento a respeito de como não apenas ensinar os alunos a decodificarem um texto, mas como mostrar a esses alunos a importância que a habilidade de ler e compreender textos trará para a sua vida em particular, e para a nação como um todo.
Justifica-se, assim, a elaboração deste trabalho, ou seja, pela existência de uma grande lacuna de aprendizagem e da impossibilidade de continuar a aprender pela falta de habilidade de ler e compreender textos da população brasileira. E o problema a investigar é: "As Dificuldades de