Dificuldade de falar "Não"
DE ONDE VEM ESTA DIFICULDADE? E QUAL A IMPORTÂNCIA DE SE FALAR NÃO?
A dificuldade de se falar “não” e de ouvir “não” depende muito da história de cada pessoa em geral está dificuldade pode estar escondendo alguns medos, inseguranças, conflitos.
Afirmar de onde vem ao certo está dificuldade seria leviano, pois como eu disse anteriormente vai depender da história de vida de cada pessoa. Mas podemos falar sobre alguns medos que geralmente são apresentados por algumas pessoas que tem está dificuldade. Um dos medos seria o de ser rejeitado ou de pensarem que se está rejeitando a outra pessoa, medo de ser criticado, reprovado, medo de magoar e ser magoado, se sentir responsável pelo bem estar do outro, se sentir culpado. Pensar que ao dizer “Não” ou “Sim” estou falando que gosto ou não gosto da pessoa. É preciso compreender que o “Não” é para o pedido da pessoa e não para a pessoa em si. Estes medos traz a dificuldade de falar o “Não”.
Pode estar relacionada também com a dificuldade de ouvir o “Não” de não aceitar a recusa do outro. Pessoas que não apreenderão a ouvir e a falar o “Não” na maioria das vezes não suportam frustração e o “Não” é uma frustração insuportável para estas pessoas. Pessoas “mimadas ou pessoas que precisam sempre agradar o outro que fazem tudo pelo outro que são muito boazinhas” sentem dificuldade com a palavra “Não”. Porque na verdade não estão sendo boazinhas apenas não estão conseguindo impor o que querem.
Está dificuldade em falar e ouvir o “Não” pode estar relacionado com o excesso de confiança. A pessoa pensa que ela consegue dar conta dela e das outras pessoas e sente que está sendo prestativa e começa sentir prazer neste comportamento.
Saber falar “Não” é tão importante quanto saber ouvir o “Não”. A palavra “Não” está relacionada com a saúde física e emocional de todas as pessoas por este motivo é indispensável pensarmos em nosso bem estar para que não venhamos adoecer física e emocionalmente