Atraso de linguagem
EVELISE BASTOS DUARTE ISABEL CRISTINA GONÇALVES LUCIANE RODRIGUES BONNESS MARILIA OLIVEIRA DA SILVA AGLAE CASTRO DA SILVA SCHLORKE
Resumo:O presente artigo tem como objetivo abordar algumas dificuldades da fala e da linguagem. Aborda o atraso da fala e da linguagem: disfasia, dislalia, afasia e disfemia, sugestões de exercícios práticos que podem ser úteis para minimizar ou previnir deficiências de linguagem. Destaca-se a importância do olhar do educador perante as dificuldades de aprendizagem, adequação da metodologia de trabalho na prática de ensino e acompanhamento conjunto com diferentes profissionais. Palavras-chaves: aluno-professor dificuldades, fala e linguagem.
O Atraso da Fala e da Linguagem
Todos os problemas que ocorrem na área da linguagem e da fala apresentam dois aspectos importantes que se relacionam, tornando-se ora causa, ora conseqüência: → o psicológico (emocional); → o orgânico Ao tratarmos do tema das dificuldades ou atraso na comunicação e na linguagem devemos entender o que é dificuldade e o que é comunicação.
Dificuldade: refere-se à idéia de desajuste que uma criança apresenta em relação aos iguais de sua idade. Uma criança que apresenta dificuldade na linguagem não está ajustada ao nível das outras.
Comunicação: desde bebês nos comunicamos, seja através do choro, de uma expressão facial, sorriso, etc. Comunicação são as condutas que a criança ou o adulto realiza intencionalmente para afetar a conduta de outra pessoa com o fim de que esta receba informação e, conseqüentemente atue. Exemplo: choro do bebê, porém é importante lembrar que, com isto, possa estar manifestando mal estar.
Linguagem, o que é? Logo vem a mente que é a idéia de falar; linguagem oral. Entendemos que linguagem é falar e entender o que falam. Costumamos pensar que a criança que tem algum tipo de problema numa destas habilidades (falar e entender), tem, conseqüentemente problemas de linguagem. No entanto a linguagem é