.Dificuldade de aprendizagem
Dificuldade de Aprendizagem
4º Semestre
Nome:
Hoje em dia é muito comum ver nas escolas crianças e adolescentes com diversas dificuldades de aprendizagem. Em recente pesquisa, quando perguntados sobre as mais evidentes dificuldades percebidas em seus alunos 49% dos docentes disseram ser a de incorporação de conhecimento, ou seja, os alunos apresentavam dificuldades para aprender. Sobre as atividades mais freqüentemente dadas aos alunos, aparecem, pela ordem: produção e interpretação de textos; discussão de assuntos veiculados pela mídia; outras atividades do tipo armem e efetuem, completem as frases e resoluções de problemas matemáticos. Observamos que tais atividades exigem pouco envolvimento do docente, ou seja, a “tarefa” é distribuída, em seguida são dadas algumas rápidas explicações, e espera-se o aluno terminar para depois, efetuar a correção coletiva. Nessa situação, evidencia-se, pelo menos para nós, uma grande dificuldade, por parte do professor, em construir e reconstruir uma concepção própria do processo ensino/aprendizagem, em razão dos dados e resultados obtidos no dia-a-dia.
Quem “constrói” o próprio conhecimento é o aluno; ao professor cabe criar o ambiente, as circunstâncias propícias para que essa construção se efetive. Claro que é o conjunto desses fatores que leva ao aprendizado, e não somente cabe ao educador criar o ambiente, como aos alunos quererem e se interessar em aprender.
A descaracterização do papel do professor e a falta de modelos sérios a seguir contribuem para o aligeira mento, a superficialidade das atividades de ensino. A atemporal idade, no sentido de constante "inovações", modismos e cópias do que o colega está fazendo, sem a base de uma estrutura cognitivo-emocional, acaba por levar o professor a não pensar, a não refletir de modo mais centrado no real papel que lhe compete. Analisando o contexto definido da professora Joana, que usa métodos tradicionais onde ela mesma impõe