Doenças
Ovos: São depositados pelas fêmeas fora do meio líquido, próximo a superfície da água, aderidos à parede interna dos recipientes. O embrião em condições favoráveis se desenvolve de 02 a 03 dias (eclosão). Estes ovos que carregam o embrião podem suportar longos períodos (de até 01 ano) de seca e serem transportados, grudados nas bordas dos recipientes, por longas distâncias.
Larvas: São providas de grande mobilidade e têm como função primária o crescimento. Alimentam-se de detritos orgânicos, bactérias, fungos e protozoários existentes na água. A duração desta fase em condições de temperatura entre 25° e 29° e boa oferta de alimentos, é de 05 a 10 dias.
Pupa: Ela apenas respira e é dotada de boa mobilidade; a duração desta fase em condições favoráveis é de 02 dias em média.
Adulto: O mosquito demora em média 10 a 12 dias para passar da fase de ovo para adulto.
Qual seu tempo de vida?
Sua vida média é de 45 dias. A fêmea infectada pelo vírus, permanece desta forma até o fim da vida.
Tipos da doença e sintomas
A doença pode se manifestar de duas formas: a dengue clássica e a dengue hemorrágica. Dengue Clássica: os sintomas são mais brandos. A pessoa doente tem febre alta, dores de cabeça, nas costas e na região atrás dos olhos. A febre começa a ceder a partir do quinto dia e os sintomas, a partir do décimo dia. Neste caso, dificilmente acontecem complicações, porém alguns doentes podem apresentar hemorragias leves na boca e nariz. Dengue hemorrágica (ocorre quando a pessoa pega a doença por uma segunda vez): neste caso a doença manifesta-se de forma mais grave. Nos primeiros cinco dias os sintomas são semelhantes ao do tipo clássico. Porém, a partir do quinto dia, alguns doentes podem apresentar hemorragias em vários órgãos e choque circulatório. Pode ocorrer também vômitos, tontura, dificuldades de respiração, dores abdominais intensas e contínuas e presença de sangue nas fezes. Não ocorrendo acompanhamento