Diferenças
Os comportamentos de risco, nomeadamente o consumo de drogas, são também analisados neste módulo. Em oposição, importa identificar comportamentos protectores que podem, na actualidade, permitir aos indivíduos uma maior resiliência e qualidade de vida.
A especificidade do comportamento individual justifica uma intervenção diferenciada, sendo analisadas diversas estratégias cuja adequação deve estar de acordo com as situações particulares em que podem ser utilizadas. Os suportes institucionais e comunitários de apoio às pessoas com diferenças são analisados em termos das valências e das potencialidades que encerram.
Objectivos de Aprendizagem
• Delimitar o conceito de diferença explicitando situações em que a diferença cria desvantagens ou dificuldades.
• Reflectir sobre o fenómeno da inserção/inadaptação social
• Reflectir sobre a multiplicidade de estratégias para lidar com as diferenças
• Referir boas práticas nas áreas da promoção da igualdade e da integração de grupos com especiais dificuldades de acesso ao emprego e à educação/formação
Âmbito dos Conteúdos
1. Diferença: delimitação e problematização
1.1. O que é ser diferente? O direito à diferença.
1.2. As diferenças no nosso quotidiano: comportamentos, ideias, valores, orientação sexual, interesses, aspirações, ideologias, sentido estético e artístico, aspecto físico, etc.
1.3. Quando a diferença é uma desvantagem: a diferença que isola, impede o bem-estar e a participação social e comunitária
1.4. Como lidar com as diferenças.
2. Algumas diferenças perante a educação e formação
2.1. Em função do género
2.2. Trajectória social e escolar anterior
2.3. Dificuldades na aprendizagem
2.4. Alunos com