DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS ENTRE AS VISÕES DE ÉMILE DURKHEIM E KARL MARX SOBRE SUICÍDIO
Thayane de Sousa Guimarães
Graduanda do Curso de Psicologia-Profissional
Universidade Federal do Ceará
Email: thayguimaraes36@gmail.com
Resumo
Este artigo trata do suicídio de uma perspectiva demonstrativa e comparativa. Mostra uma análise das obras e também das semelhanças e diferenças de Karl Marx, baseado em Pouchet e Émile Durkheim, sobre o suicídio, observando as visões desses dois consagrados sociólogos e que, apesar de suas diferenças metodológicas, suas obras se complementam de várias formas.
Palavras-chave: Suicídio, Marx, Durkheim, Diferenças, Semelhanças.
Introdução
A obra O Suicídio de Émile Durkheim, foi publicada em 1897 e teve bastante êxito nos estudos de sociologia, se consagrando como um clássico nos estudos sobre suicídio.
A obra de Karl Marx, Sobre o Suicídio, foi publicada em 1846, mas praticamente caiu no esquecimento. Essa obra possui excertos de Karl Marx sobre a obra de Jacques Pouchet, fazendo comentários sobre alguns de seus artigos policiais e foi traduzido para o português em 2006 por Rubens Enderle e Francisco Fontanella.
Esse artigo pretende mostrar resumidamente a visão que Émille Durkheim e Karl Marx tinham sobre o suicídio, mostrando o que para eles, eram as causas de tal ato e como lidavam com isso.
Nas duas primeiras partes, o artigo destaca os pensamentos e as formas como foi escrita cada obra, enfatizando o suicídio, suas causas e onde –em que classe- acontece. Na terceira parte, depois da análise das duas obras, foram separadas as diferenças e semelhanças que as obras dos dois, que são tão diferentes metodologicamente, têm em comum.
1. Suicídio - Émile Durkheim
Durkheim, (1897), via o suicídio como um fato social, não particular. Ele analisava o fato do exterior para o interior, do social para o individual, em pesquisas quantitativas, levando em consideração que este acreditava no determinismo social.
Durkheim