Sociologia 12o ano
A nossa primeira atividade é definir o modo como iremos trabalhar, isto é, selecionar uma estratégia orientadora dos trabalhos.
Etapas de uma estratégia de investigação:
- Como vamos procurar informação?
- Qual a natureza dessa informação?
- Junto de quem vamos recolher essa informação?
Estratégia de investigação: “como vamos fazer?”
Público-alvo: “Quem vamos incluir?”
Estratégia de investigação: É seguir um procedimento refletivo de modo que a estratégia utilizada se adeque ao estudo a realizar; é encontrar um método de trabalho que nos facilite o esclarecimento do pretendido.
Ultrapassar obstáculos:
Numa primeira fase, o cientista deverá fazer a rutura com os procedimentos e as falsas evidências que a realidade social tão próxima dos indivíduos proporciona.
Em segundo lugar, o cientista deve conceber um modelo de análise que constituirá o quadro teórico de referência. É o momento da construção.
Por último, para que a investigação seja científica, todos os factos a analisar terão de ser submetidos à verificação ou experimentação.
Estratégia de investigação intensiva:
A estratégia de investigação é intensiva quando se estuda um fenómeno em profundidade. Estuda-se a “profundidade” e a “singularidade” das informações obtidas.
Ao acumularmos uma diversidade e quantidade de informações, podemos acabar por fazer opções subjetivas.
Estratégia de investigação extensiva:
Este método implica a observação, por meio de perguntas diretas (entrevistas) ou indiretas (questionários), de populações relativamente numerosas.
Estratégia de investigação-ação:
Na investigação-ação o investigador participa, com os investigados, na procura de soluções para o problema, as quais surgem a partir da análise das práticas do quotidiano realizadas conjuntamente pelo investigador e pelos investigados.
Amostras: A investigação por amostragem consiste em interrogar um subconjunto da totalidade da população que interessa aos objetivos de