Aspecto social
BEATRIZ CRISTINE ELEODORIO ALKMIN DE AVILA
COESÃO SOCIAL
GUARULHOS-SP
2013
ESCOLA ESTADUAL PREFEITO ANTONIO PRATICI
BEATRIZ CRISTINE ELEODORIO ALKMIN DE AVILA
COESÃO SOCIAL
Trabalho solicitado pelo Prof: Marcos Paulo Uliana para obtenção de nota e avaliação do 1º bimestre, da turma__3D_____, do Ensino Médio da disciplina de Sociologia.
GUARULHOS-SP
2013
Introdução
Será abordado este trabalho, pelas visões e pensamentos de Émile Durkhein, como era a visão de trabalho, de divisão de serviço e sobre a coesão social envolvida a nossa volta, onde á uma confirmação da sua vida e de como ele queria ver.
Vida e Obra de Émile Durkhein
Émile Durkheim nasceu na cidade de Épinal (região de Lorena, França) no dia 15 de abril de 1858. Faleceu em Paris, capital francesa, em 15 de novembro de 1917. É considerado, junto com Max Weber, um dos fundadores da sociologia moderna.
Viveu numa família muito religiosa, pois seu pai era um rabino. Porém, não seguiu o caminho da família, optando por uma vida secular. Desde jovem, foi um opositor da educação religiosa e defendia o método científico como forma de desenvolvimento do conhecimento. Em boa parte dos seus trabalhos, procurou demonstrar que os fenômenos religiosos tinham origem em acontecimentos sociais.
Aos 21 anos de idade, Durkheim foi estudar na Escola Normal Superior (École Normale Supérieure) e passou a dedicar-se ao mundo intelectual. Formou-se em Filosofia, no ano de 1882. Cinco anos após sua formatura, foi trabalhar na Universidade de Burdeos como professor de pedagogia e ciência social. Neste período, começaram seus estudos sobre sociologia.
Obras:
- A divisão do trabalho social (1893)
- As regras do método sociológico (1895)
- O suicídio (1897)
- A educação moral (1902)
- As formas elementares da vida religiosa