aspectos sociais
A Região Sul do Brasil é composta pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Sua extensão territorial é de 576.409,6 quilômetros quadrados, considerada como a menor Região brasileira. No entanto, é a terceira macrorregião mais populosa do país, segundo contagem populacional realizada em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), totalizando 27.386.891 habitantes. Ainda de acordo com o censo, o Rio Grande do Sul era o estado mais populoso da região, seguido pelos estados do Paraná e de Santa Catarina. Sua densidade de mográfica é de aproximadamente 47,5 habitantes por quilômetro quadrado.
A região se destaca por apresentar as mais elevadas taxas de alfabetização Brasil , com 92,2% etambém a menor em número de analfabetos (7,8) Logo Universidade Federal do Paraná é a primeira do brasil.
O índice de mortalidade infantil é de 20,3 por mil nascidos vivos. Evoluiu o número de estabelecimentos de as saúde entre 8.000 e 10.000, já no ano de 1999. O Paraná é o estado que possui o maior número de estabelecimentos da rede SUS com internação, com 469 lugares, ao mesmo tempo que Santa Catarina é detentora do menor índice (207); o Rio Grande do Sul tem um índice equilibrado de estabelecimentos de SUS com internação (379).
Tendo também o maior Índice de Desenvolvimento Humano; Santa Catariana 0,840 (2° posição no ranking nacional), Rio Grande do Sul 0,830 (5° posição) e Paraná 0,820 (6° posição). ,. porém não há grande disparidade entre essa região e outras regiões do Brasil em indicadores sócioeconômicos, sendo os seus índices sociais praticamente iguais aos das regiões Sudeste e Centro-Oeste.
A região apresenta os melhores indicadores, além de deter a