ASPECTOS SOCIAIS
ENGENHARIA ELÉTRICA
Área de pesquisa: Ciências Exatas e da Terra
Linha de pesquisa: bibliográfica
Projeto submetido à coordenação do curso de Engenharia Elétrica
1. Contextualização
A tecnologia é fundamental da vida do ser humano de modo que não conseguimos nos ver separados dela. Na nossa ânsia para alcançar o progresso tecnológico através da engenharia, não levamos em conta aspectos sociais relacionadas aos hábitos, percepções, conceitos, limites morais, políticos e individuais. Passamos por cima de algumas questões de suma importância tais como a fome mundial, a degradação do meio ambiente, as armas nucleares e a manipulação genética. Estes são alguns dos aspectos que nos levam a perceber a importância de refletirmos sobre a utilização da Engenharia, para podermos realizar escolhas tendo como referências os valores ‘humanos’.
2. Problema
Um interessante problema é que estivemos adormecidos voluntariamente através do processo de reconstrução das condições da existência humana, não percebendo que o desenvolvimento tecnológico, não favorece as expectativas no que se refere às necessidades humanas, ao contrário, o padrão consiste em ajustar as necessidades humanas ao que a ciência e a tecnologia produzem.
3. Problematização
Não se trata de ver a Engenharia Elétrica e suas perspectivas áreas (como eletrônica, automação e etc...), apenas como negativa, mas sim de discutir a validade de tomá-la como algo absoluto, de compreender que não existe neutralidade nas inovações tecnológicas, que elas podem ser utilizadas para o bem e para o mal, a favor ou contra o homem. Como pretendemos viver? O imenso poder científico e técnico, produzirá um mundo genuinamente superior ao que tínhamos antes; ou permaneceremos estagnados diante de uma acumulação de renovações descuidadas e desordenadas que destroem mais que melhoram?
4. Objetivos
4.1. Objetivo geral