Diferenças individuais em Desenvolvimento Motor
Alexandre Formoso Avelino……………………………………………………….…………..nº2 Alfredo Cambala Filipe António………………………….…………………………………..nº3
Coutinho Quissua……………………………………………………………………….…………...nº17
Nelson Manuel Joaquim…………………………………………………………………..………nº57
Iº Capítulo
1.1-Introdução
Por entendermos que o desenvolvimento motor é considerado como um processo sequencial, contínuo e relacionado à idade cronológica, pelo qual o ser humano adquire uma enorme quantidade de habilidades motoras, as quais progridem de movimentos simples e desorganizados para a execução de habilidades motoras altamente organizadas e complexas. Elaboramos este trabalho com intuito de procurar dar uma visão sobre as diferenças individuas e fases do desenvolvimento motor de crianças dos 0 aos 2 anos de idade. Para tal os capítulos posteriores poderão fornecer conteúdo mais abrangente para melhor compreensão do tema em estudo.
IIº Capítulo
Para entendermos as diferenças individuais em desenvolvimento motor, é importante entendermos como ocorre o desenvolvimento motor da criança dos 0 aos 2 de idade.
Se refere ao amadurecimento do controle sobre os diferentes músculos do organismo. Este amadurecimento se inicia na idade pré-natal, durante o terceiro mês de gestação, quando o feto apresenta uma forma ainda grosseira de comportamento motor puramente reflexo. A partir do 4º. mês de gestação a actividade motora do feto, aumenta em intensidade e quantidade, já percebida pela mãe. Mas, somente a partir do primeiro mês após o nascimento, com o amadurecimento da área motora cerebral e com o desenvolvimento dos músculos e ossos, é que, a actividade motriz torna-se mais coordenada e diferenciada, será notado o aparecimento de movimentos controlados de partes específicas do corpo¹.
De acordo com MUSSEN, CONGER, KAGAN, HUSTON (1988), o bebê pode exibir uma variedade de reflexos