Diferenças entre o Plano Salte e o Plano de Metas do Governo de Juscelino Kubitschek
FORUM 1
Diferenças entre o Plano Salte e o Plano de Metas do Governo de Juscelino Kubitschek
Plano SALTE
Plano de Metas (TIA2E)* de JK
Plano SALTE é o nome do plano econômico elaborado pelo governo do presidente Eurico Gaspar Dutra (1946-1950) que tinha como objetivo estimular o desenvolvimento de setores como Saúde, Alimentação, Transporte e Energia (exatamente o significado da sigla "SALTE").
Procurando estabelecer uma estratégia de combate à inflação, Dutra buscou coordenar os gastos públicos dirigindo os investimentos para setores prioritários. Nasceu daí o Plano SALTE.
O Plano Salte, que foi apresentado ao Congresso por mensagem presidencial em maio de 1948, viria a ser aprovado exatamente dois anos depois, embora consubstanciasse o programa a ser executado no período de 1949 a 1953.
Na área da saúde, o Plano Salte pretendia, abrangendo a Campanha Nacional de Saúde, elevar o nível sanitário da população, sobretudo a rural.
Na área dos transportes, o plano delineava um programa baseado nos planos ferroviários e rodoviários já existentes, e contemplava ainda o reaparelhamento dos portos, a melhoria das condições de navegabilidade dos rios, o aparelhamento da frota marítima e a construção de oleodutos.
A parte dedicada à energia era a mais densa e abundante do Plano Salte. A maioria das iniciativas relacionadas com a exploração da energia elétrica seria financiada pelo capital privado, inclusive estrangeiro, reservando-se o governo uma posição reflexa de amparo e de estímulo às empresas concessionárias. Foram adotadas as conclusões e recomendações gerais do Plano Nacional de Eletrificação, elaborado por uma comissão especial instituída em 1944.
Não há dados oficiais e/ou históricos sobre a atuação do plano na área de alimentação.
O abandono do plano, a partir de 1951, tornou letra morta todas as disposições.
O Plano de Metas, que consistia num conjunto de 30 objetivos, abrangendo os setores de Transporte,