Diferenças entre Wundt e Kulpe
Influenciado pelas mais recentes descobertas da química – segundo as quais qualquer substância química é constituida por átomos que por sua vez se combinam, dando origem a moléculas -, Wundt procura assim decompor a mente nos seus elementos mais simples, as sensações. Defendendo uma concepção atomista, segundo a qual as operações, processos mentais, não são mais do que a organização de sensações elementares que se associam, procurando relacioná-las com a estrutura do sistema nervoso. Tornando-se para Wundt o estudo da mente, dos processos mentais e da experiência consciente do Homem, o objecto da psicologia.
É no seu laboratório que procura conhecer os elementos constitutivos da consciência e a forma como estes se relacionam e associam, tendo desse estudo surgido o associacionismo/concepção associacionista.
Como forma de conhecer a consciência, um dos seus objectivos, Wundt utiliza como método a introspecção controlada.
Wundt e seus colegas sujeitaram-se a várias experiências, tendo numa delas utilizado um metrónomo fazendo-os ouvir as batidas num determinado padrão, descrevendo estes a seguir, as sensações por este provocadas.
A concepção de psicologia definida por Wundt apresentava a consciência como objectivo e introspecção como método, tendo como objectivo a experiência humana, estudada na perspectiva das experiências pessoais através da auto-observação, visando