A Nova Psi
R: Wundt se baseou no que Friedrich Bessel havia chamado de "equação pessoal", ele achava que era impossível para alguém observar dois objetos ao mesmo tempo. O interesse por essa questão o fez modificar um relógio de pêndulo de forma a apresentar dois estímulos, um auditivo e um visual chamado de “medidor de pensamento” com o objetivo de medir o processo mental para perceber dois estímulos os resultados de suas medidas mostraram que levava um oitavos de segundo para registrar os dois estímulos e concluiu que era impossível perceber essas duas coisas ao mesmo tempo.
Questão 2 – Defina a psicologia Cultural de Wundt. Como ela contribuiu para a divisão interna da psicologia? Qual a diferença entre “fundação” e “criação” de uma ciência?
A psicologia cultural é o estudo da maneira pela qual as tradições culturais e práticas sociais regulam, expressam, transformam e permutam a psique humana. A psicologia cultural tratou vários etapas do desenvolvimento mental humano manifestado pela linguagem, nas artes, nos mitos, nos costumes sociais, na lei e na moral, ela dividiu a nova ciência em duas partes a experimental e a social. As funções mentais mais por meio de métodos de laboratório. Todavia os processos mentais superiores, como aprendizagem e a memória, não podiam ser investigados pela experimentação cientifica por serem condicionados pela língua e por outros aspectos culturais. A criação é quando tiramos do nada, criando uma teoria, já a fundação é o ato estabelecer é quando pegamos a teoria e a transformamos construindo uma instituição.
Questão 3 – Descreva a diferença entre os trabalhos dos fisiologistas alemães e dos empiristas britânicos na psicologia de Wundt. Descreva o conceito de voluntarismo.
Voluntarismo: ideia de que mente é capaz de organizar o conteúdo mental em processos de pensamento de nível mais elevado
Questão 4 –