Diferença
Falha: é um evento inesperado, ocorre durante a execução de um programa por exemplo.
Erro: Pode ser o resultado de uma falha, um programa que parou de funcionar.
QUAIS OS ELEMENTOS DE UMA REDE E O QUE PODE SER MONITORADO EM CADA UM DESSES DISPOSITIVOS?
Os elementos que devem ser gerenciados pela rede são switches, roteadores, access points e servidores em geral. Podemos monitorar todos os elementos da rede através de softwares de gerenciamento utilizando o modelo osi de gerenciamento, o FCAPS.
Através das Fcaps podemos monitorar os elementos da rede, detectando falhas nos ativos de rede, coletando informações da rede para melhor configuração dos equipamentos, programando acessos dos usuários e liberando ou bloqueando portas dos elementos, controla os acessos aos elementos através de criptografia, QoS e planejando a capacidade dos sistemas utilizando ao máximo a eficiência dos elementos da rede.
1 – SLA
É um acordo entre o prestador de serviços de TI e o cliente, definindo objetivos e termos de responsabilidade de ambas as partes.
Os 3 objetivos do SLA são: Planejamento do acordo, definição de acordo e definição da gestão de acordo.
Parceria entre o prestador de serviços e a contratante para que o acordo seja interessante para ambas as partes. Através de contrato de SLA, garante a qualidade de serviço prestado através de constante monitoramento. O conteúdo de serviço e objetos do SLA variam de acordo com cada cliente, mas existem fatores que ocorrem normalmente: Introdução, horário, disponibilidade, confiabilidade, suporte, throughput , tempo de resposta, mudança, segurança, relatórios, revisões, requerimentos e etc.
2 – SLM: Processos de planejamento, coordenação, acordo, monitoração e reporte do SLA. Cuida também da revisão contínua dos serviços assegurando a qualidade requerida e a viabilidade financeira. Garante o cumprimento do SLA, previne e reduz os impactos da qualidade de serviço, avalia os impactos de