Diferença Pátria Nação Território País
Fazem parte do Estado, segundo a concepção de Oliveira: uma população, um território, um governo independente. Para oliveira, cada elemento é essencial, não podendo existir Estado sem um deles.
População: A população, compõe-se de todas as pessoas que, por quaisquer motivos estejam dento das fronteiras territoriais de um Estado, e portanto submetidas à sua jurisdição e à sua proteção. Assim, além da nação e do povo, fazem parte da população: os estrangeiros, os turistas os estrangeiros em trânsito e os clandestinos.
Território: O território é constituído não apenas do país, ou seja, da faixa de terra em que o estado se assenta e exerce sua soberania, mas também do subsolo, das águas litorânea ou territoriais, do supersolo e do espaço aéreo.
Governo independente: O governo é o órgão de direção do estado, quer no aspecto administrativo, quer no aspecto político. É pela soberania que o Estado coage os indivíduos de sua população ao cumprimento, respeito e acatamento das determinações estatais.
02-
a) Pátria de Nação: A pátria é uma representação subjetiva da terra com os seus habitantes. Já a Nação é a consciência do amor sentido, é a unidade de sentir, pensar e querer. O que caracteriza a Nação é o psicológico, ou seja, a consciência nacional.
b) População de Povo: Povo é, segundo o autor, uma entidade jurídica. Povo é a massa política, o conjunto dos cidadãos. Fazem parte do povo apenas aqueles que podem votar e ser votados, eleger e ser eleitos, escolher e ser escolhidos representantes do povo. Povo tem um conceito jurídico-político para Oliveira. Já população são todas as pessoas que estão dentro do estado, incluindo todos os habitantes, os estrangeiros, turistas e clandestinos.
c) Território de País: País tem um conceito geográfico, é a terra com suas paisagens e riquezas naturais, é o cenário físico de um estado. Já o território é dotado de um conceito político, sendo muito mais amplo que o País