Diferença entre Windows e o Linux
Departamento de Letras
2º ano
Disciplina: Novas Tecnologias
Professor: Marcelo
Alunos: Brenda Oliveira, Letícia Carla, Letícia Pimenta, Lucas dos Santos, Tailine Marques, Tamires Campos e Tatiane Machado.
As diferenças entre Windows e Linux
Linux e Windows são famílias de sistemas operacionais. O Windows foi criado pela Microsoft e é o sistema operacional mais utilizado do mundo, porém grande parte de seus usuários utilizam a cópia ilegal deste sistema. O Linux foi criado por Linus Torvald, este sistema tem seu código de fonte livre, e vem se popularizando cada vez mais.
Diferenças técnicas e teóricas separam esses sistemas. Para começar, o Windows é um software proprietário, ou seja, o seu uso necessita de uma licença, tornando-se assim, um sistema comercial, pago. Já o Linux, por ser um software livre, seu uso, compartilhamento e distribuição são feitos gratuitamente.
Por ser um sistema gratuito, o Linux não dispõe de tantos acordos com fabricantes de hardware como o Windows, uma vez que são poucos os fabricantes que apoiam o software livre. Isso faz com o que o Windows use drivers binários proprietários que dão bom suporte à multimídia e jogos gráficos em 3D. Em contrapartida, o Linux tem que desenvolver seus próprios drivers de forma livre com código fonte, via engenharia reversa ou com base nas informações que são disponibilizadas por fabricantes de software gratuitos.
Por ser um sistema altamente difundido e ser compatível com vários softwares, o Windows acaba sendo um sistema mais vulnerável a vírus e a outras pragas virtuais mais do que o Linux, que é quase imune a vírus. O Linux ainda é o sistema que é mais usado em servidores, já o Windows é mais usado em desktops (computadores pessoais).
O Windows é um sistema mais fácil e mais prático de utilizar que o Linux, porém o usuário não tem margem para adquirir profundo conhecimento acerca do sistema, pois o Windows é um sistema fechado, sendo